Autor do 1-0 no Dragão, igualou o recorde de tiros pelas águias: os seis que não fazia desde há três anos.
Corpo do artigo
Herói encarnado ao selar o triunfo no Estádio do Dragão, Rafa atirou-se à baliza de Diogo Costa como nunca havia feito diante dos principais rivais, quer ante FC Porto quer Sporting. O camisola 27 fez seis remates, igualando o seu máximo de águia ao peito, tendo curiosamente decidido a partida no seu último tiro, aos 72'.
Desde o 2-0 ao Belenenses, a 17 de agosto de 2019, que não atirava tanto. Ameaçador no terreno do FC Porto, ofereceu o triunfo e são já quatro os pontos decisivos, face ao 1-0 também com o Famalicão, fora.
Rafa atingiu, segundo dados do Wyscout, os mesmos seis remates que não repetia desde há mais de três anos: a última vez fora no 2-0 ao Belenenses em 2019/20, a 17 de agosto de 2019, numa partida na qual marcou. Antes, a 17 de março de 2018, fizera também seis disparos no 2-0 sobre o Feirense, festejando também. Já diante dos rivais, o máximo eram os quatro remates (dois à baliza) com o FC Porto em 2018/19, no desaire por 3-1 na Taça da Liga, partida em que faturou.
Com seis tentativas, Rafa acertou três no alvo e outras tantas fora - destas, a primeira foi logo no minuto um, num tiro bloqueado, cabeceando depois à barra aos 37' e vendo David Carmo, aos 59", desviar um remate que podia dar golo -, saindo do Dragão como uma autêntica arma de arremesso de Roger Schmidt.
Das seis tentativas no recinto dos portistas, três acertaram no alvo. Até sexta-feira tinha os quatro remates no desaire por 3-1 com o FC Porto, em 2018/19, como melhor registo
Tendo renunciado recentemente à Seleção Nacional para se focar exclusivamente ao Benfica, Rafa leva já sete golos e quatro assistências esta temporada. É o segundo melhor marcador das águias, atrás de Gonçalo Ramos, com dez, e ofereceu quatro pontos à equipa de Schmidt. Além dos dois do Dragão já decidira a vitória 1-0, em Famalicão - ambas fora. Gonçalo Ramos deu também quatro pontos, decidindo os triunfos com Paços de Ferreira e Casa Pia.
15280009
Renovação já está a ser discutida
O rendimento que Rafa tem apresentado esta temporada, aliado ao facto de terminar contrato já em 2024, coloca a renovação do camisola 27 como uma das prioridades de Rui Costa. Assim, e tal como O JOGO anunciou, o assunto, depois de ter sido discutido internamente, ganhou avanços recentemente, tendo a SAD encarnada iniciado já contactos com o jogador e seu representante no sentido de fechar um acordo para um novo contrato. A ideia das águias passa por colocar pelo menos mais dois anos no vínculo de Rafa, que tem uma cláusula de 80 milhões de euros.
15279476