"Newcastle tem pouco ou nada de futebol"
Nolberto Solano jogou oito épocas no Newcastle. No St James Park, os adeptos gritavam por "Nobby, Nobby" quando o viam correr pelo corredor direito.
Exímio na cobrança de lances livres, recebeu de Maradona a alcunha de "maestrito". Atualmente com 38 anos e a estudar em Inglaterra para ser treinador, Solano garantiu que o Newcastle é o seu "clube do coração", mas não se coibiu de dar ao Benfica, em entrevista a O JOGO, todas (mesmo todas) as pistas para levar de vencida o adversário inglês na Liga Europa.
Que Newcastle é que o Benfica vai encontrar?
O Newcastle tem uma presença física muito forte. É uma coisa incrível: jogadores como Sissoko, Tioté, Cissé, Ameobi são muito poderosos fisicamente. Destacam-se pela altura, força, rapidez e capacidade de impulsão.
Quer dizer que o Newcastle vai praticar um futebol de choque?
Sem dúvida. E se o Benfica usar as mesmas armas, se apostar num futebol de choque, vai sofrer. O Newcastle mata-os.
O Benfica tem de arranjar outra estratégia, então...
O Newcastle vai querer impor até ao limite o seu futebol físico, pois nesse campo ganha. É uma equipa com muito músculo, com muitos jogadores franceses e de colónias francesas. Além disso, têm Jonas Gutiérrez.
Mas têm futebol para mais, ou não?
Eles vão gerir o resultado, sem grandes iniciativas, mesmo quando jogarem em St James Park. Se estão à espera de uma equipa que jogue taco a taco, esqueçam! Eles sabem ao que vão e são descarados. Não terão vergonha de jogar com o resultado, aproveitando um pontapé para a frente para marcarem.
Ou seja, nada de futebol...
Pouco ou quase nada de futebol. Mas o Benfica deverá ter muito cuidado com os ressaltos e as segundas bolas. Se controlar estes dois aspetos, terá também o adversário controlado.
Ler toda a entrevista na edição e-paper