"Já estaremos na próxima época, mas queríamos que lá estivessem estes jogadores..."

"Já estaremos na próxima época, mas queríamos que lá estivessem estes jogadores..."
Pedro Miguel Azevedo

Tópicos

Declarações de Pedro Mil-Homens, diretor geral da formação do Benfica, na BTV, em relação à conquista da UEFA Youth League, após goleada sobre o Salzburgo na final, por 6-0.

Mix perfeito do Benfica no recrutamento: ""Era importante a formação entregar esta prenda, este obrigado pelo investimento e apoio dado à formação. Começámos mal em Kiev, vínhamos de dois anos de pandemia, mas podemos dizer que, de uma forma geral, a estratégia que acentuámos de centrar no jogador as decisões de onde treinar e em que escalão, sem ter escalões tão trancados, fizemos um esforço grande para dar aos jogadores o que seria a melhor solução para o seu desenvolvimento. Chegámos a um estádio de prontidão competitiva demonstrada nesta final four. O Benfica tem várias formas de fazer recrutamento na formação e esta equipa é o mix perfeito do Benfica no recrutamento. Os adversários na final four tiveram um recrutamento mais pré-feito. Vamos fazer uma melhoria nos nossos centros de treino no próximo ano."

Luís Castro é para ficar? "Tivemos vários treinadores da formação que progrediram na carreira e saíram. Ele está disponível e estamos nós também, não tomamos decisões com base nos resultados imediatos. O Luís quer continuar connosco e nós queremos que fique. Vamos ter connosco no ano que vem a equipa técnica dos sub-23."

Taça Intercontinental com o Peñarol? "Fui uma ideia que surgiu antes da final. A CONMEMBOL fez proposta à UEFA para juntar o vencedor da Taça Libertadores de jovens com a Youth League. Este ano foi o Peñarol e joga-se no Uruguai a 21 agosto. Já estaremos na próxima época, mas queríamos que lá estivessem estes jogadores. Esta finalíssima passará a ser uma constante, será uma experiência muito importante para estes jovens que nunca disputaram uma prova na América do Sul."

Novo formato: "A partir de 2024 deixará de haver fase de grupos, com uma tabela de 36 equipas. Vamos ter reuniões até à final de 2023. Pela amostra todos os clubes sublinharam que a ligação da equipa principal com a Youth League se dever manter, ir no mesmo avião, ver os jogos das equipas principais. A ideia é cada equipa fazer quatro, cinco ou seis jogos, está a ser estudado."