Avançado marca há cinco jogos seguidos no campeonato e, nas dez principais ligas da Europa, só o craque do Barça, com oito jogos a faturar, está numa sequência melhor.
Corpo do artigo
Renascido no 4x4x2 adotado por Bruno Lage, Seferovic viu a sua produção disparar nos últimos jogos, com sete golos em oito desafios. Curiosamente, os tiros certeiros do internacional helvético foram todos no campeonato, motivo pelo qual amanhã, frente ao Nacional, Seferovic vai procurar faturar pelo sexto jogo consecutivo, uma marca impressionante, atendendo às dez principais ligas europeias.
Só mesmo no país vizinho há um registo atual superior, pertença de Messi, astro argentino do Barcelona que marca há oito jornadas seguidas em La Liga, somando 12 golos.
Numa análise aos restantes campeonatos do top 10 do Velho Continente, ninguém atravessa período melhor do que Messi e até Seferovic. Ainda assim, já houve quem conseguisse séries semelhantes e até mesmo superiores. No topo da lista surge Quagliarella, veterano avançado italiano: pela Sampdória, o atacante de 36 anos esteve 11 jogos consecutivos a marcar no campeonato, desempenho que terminou precisamente na última ronda, já que ficou em branco diante do Nápoles. Mesmo assim, o registo de Quagliarella foi suficiente para igualar o recorde de Batistuta, autor da mesma proeza pela Fiorentina, em 1994. Também na Serie A, Zapata (Atalanta) já protagonizou uma série de oito embates seguidos a marcar, sendo perseguido por Piatek, que antes de se transferir para o Milan iniciou o campeonato com golos em sete jogos.
Apesar da boa forma, o encarnado está ainda longe da melhor marca na presente temporada, de Quagliarella, da Sampdória, com 11 jogos a faturar
No presente, Mané (Liverpool) marca há três jornadas seguidas, como Goretzka (Bayern), Reus (Dortmund) e Luiz Adriano (Spartak). Seguem-se Bas Dost (Sporting), Pépé (Lille), Suk (Reims), Di María (PSG), Ronaldo (Juventus), Caicedo (Lázio) e Sanabria (Génova).
Sem Jonas, que sofreu um traumatismo no joelho direito no encontro com o Portimonense, a 2 de janeiro, Seferovic não se fez rogado e aproveitou da melhor forma o espaço, assumindo-se como peça determinante na ausência do Pistolas. Melhor marcador das águias em 2018/19, o jogador de 26 anos pode igualar o feito de Jonas, que esta temporada já tinha estabelecido como recorde seis jogos consecutivos a marcar no campeonato. Entre a receção ao Moreirense (nona ronda) e o encontro com o Braga na Luz, à 14.ª jornada, o internacional canarinho bateu os guarda-redes rivais, marca que Seferovic procura fazer diante dos insulares, orientados por Costinha.
Combativo, o ponta de lança suíço, que esteve perto de deixar as águias durante o último mercado de verão, face às contratações dos concorrentes Nicolás Castillo e Facundo Ferreyra - seria a quarta opção de Rui Vitória para a eixo ofensivo -, já bateu, fruto dos 14 golos, a anterior melhor marca, que datava de 2014/15, época em que defendeu as cores de Eintracht Frankfurt, então com 11 tentos.
Ponta de lança suíço guarda boas recordações do Nacional
A atravessar um grande momento de forma, Seferovic defronta amanhã o Nacional, adversário do qual tem boas memórias, pois na primeira volta, na Choupana, inaugurou o marcador no triunfo encarnado por 4-0, em setembro. Foi o primeiro golo da temporada para Seferovic e igualmente o fim de um longo jejum sem atirar com sucesso para o fundo das redes adversárias. Antes de ter faturado na Madeira, o anterior golo do camisola 14 pelos encarnados tinha acontecido apenas em dezembro de 2017, na deslocação ao Vitória de Setúbal.