"Rui Pinto pode ter feito um tremendo serviço à comunidade", diz eurodeputada Ana Gomes

"Rui Pinto pode ter feito um tremendo serviço à comunidade", diz eurodeputada Ana Gomes

Ana Gomes voltou a comentar a detenção do hacker Rui Pinho, alegado responsável pela divulgação dos emails do Benfica.

"A justiça terá que apurar o que se passou, mas não aceito que taxem o rapaz de criminoso sem que a justiça faça o seu trabalho", afirmou este domingo, na SIC, a eurodeputada Ana Gomes. Recorde-se que ainda esta semana, através de uma partilha na rede social Twitter , defendera que Rui Pinto, o alegado hacker dos emails do Benfica, "expôs corrupção bem entrincheirada",

Este domingo à noite, a eurodeputada insistiu: "Ele [Rui Pinto] é uma das fontes do Football Leaks, um dos maiores atos de denúncia pública e de corrupção no mundo do futebol. Estamos perante um pirata informático, que eu gosto de chamar 'lançador de alertas', que conseguiu acesso a informação grave sobre esquemas de corrupção e que comprometem o futebol e o crime organizado ligado ao futebol. O Rui Pinto correu tremendos riscos, sofreu ameaças de morte porque há interesses poderosos", disse.

Ana Gomes acrescentou ainda o que considera ser o papel primordial que espera da Justiça: ""A justiça tem de perceber que é da sua responsabilidade proteger a pessoa investigada. O Rui Pinto pode ter feito um tremendo serviço à comunidade. O processo e-Toupeira também resultou da denúncia que a justiça portuguesa encontrou no 'Football Leaks'", finalizou.