Treinador do Alavés, que na época passada, ao serviço da Real Sociedad, defrontou o atacante, considera que o atleta de 24 anos "faz golos com facilidade" e encaixa em qualquer sistema.
Corpo do artigo
Alvo do Benfica para reforçar o ataque, Raúl de Tomás é-nos descrito como "um jogador completo". O avançado espanhol, que pertence aos quadros do Real Madrid, obrigará a um esforço financeiro da SAD encarnada, disposta a oferecer 18 milhões de euros para assegurar os serviços do jogador de 24 anos.
Como noticiámos, o presidente Luís Filipe Vieira já deu indicações nesse sentido, subindo o nível de investimento estimado inicialmente, que rondava os 12 milhões de euros.
Em conversa com o nosso jornal, o treinador Asier Garitano considera que a contratação de Raúl de Tomás é "interessante" para o Benfica, dadas as características do atleta que na última temporada esteve cedido ao Rayo Vallecano.
No decorrer de 2018/19, o técnico espanhol, que estava ao leme da Real Sociedad, assistiu à evolução de De Tomás quando defrontou o Rayo Vallecano, num embate em que o avançado saiu aos 74 minutos. "É um jogador que sabe jogar na área e adapta-se a qualquer sistema. É muito bom rematador, seja de cabeça ou com os dois pés. Não é propriamente um nove puro, mas tem presença na área e mobilidade, pois sabe descair para as alas. É muito rápido", analisa Garitano.
O novo treinador do Alavés lembra que Raúl de Tomás é formado no Real Madrid, situação que lhe acrescenta credenciais. "Vem das escolas do Real Madrid e não é fácil estar tantos anos nas escolas do Real, como ele esteve", aponta, numa alusão às oito temporadas em que o avançado espanhol foi evoluindo nos merengues, desde os sub-13 até ao Real Madrid C e B.
10986396
No entender de Garitano, Raúl de Tomás "faz golos com facilidade" e está em processo evolutivo. "No ano passado, na segunda divisão, teve um ano muito bom pelo Rayo e os números falam por si [apontou 24 golos]. Esta época também fez um bom campeonato na primeira liga [apontou 14 golos] e é um jogador que vai crescendo a cada ano. Está cada vez melhor", resume o técnico de 49 anos, acrescentando que De Tomás pode jogar em 4x4x2 ou 4x3x3, sendo um atacante que encaixa no perfil desejado por Bruno Lage.
Ou seja, um jogador com capacidade para atacar a profundidade e com rotinas para funcionar como segundo dianteiro, além de se poder fixar mais na área, como unidade mais posicional.