Os tubarões que o Benfica evita na Champions após a eliminação do FC Porto

Os tubarões que o Benfica evita na Champions após a eliminação do FC Porto
António Pires

Tópicos

Benfica beneficia com a eliminação do FC Porto frente ao Krasnodar, no sentido que sobe automaticamente ao Pote 2. Sorteio da Liga dos Campeões terá lugar no dia 29 de agosto no Mónaco.

Qualificado automaticamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões como campeão nacional, o Benfica saiu ontem beneficiado com a queda do FC Porto na terceira pré-eliminatória da Champions - perdeu 3-2 em casa contra o Krasnodar. De facto, os portistas tinham um melhor coeficiente no ranking de clubes da UEFA e ao ficaram pelo caminho permitiram a ascensão dos encarnados ao Pote 2 do sorteio, dia 29 de agosto, às 17h00 no Mónaco.

A mudança de pote deixou desde logo uma série de poderosas equipas fora do caminho do Benfica, nomeadamente o Real Madrid, o Atlético de Madrid, o Dortmund, o Nápoles, o Shakhtar e o Tottenham. Além destas, não terá por adversário o Ajax caso o clube holandês - que na época passada atirou as águias para a Liga Europa e chegou às meias-finais da Champions - ultrapasse o play-off. Se os de Amesterdão caírem ante o APOEL, então será o Lyon a subir do Pote 3 ao 2, ficando fora do caminho das águias.

No primeiro pote, recorde-se, foram colocados os vencedores da Champions e Liga Europa (Liverpool e Chelsea), além dos campeões dos seis países mais bem colocados no ranking UEFA: Barcelona, Man. City, Juventus, Bayern, PSG e Zenit.

Sendo certo que a subida ao Pote 2 deve colocar o Benfica num grupo mais acessível, só no dia 29 será possível dizê-lo com certeza, porque há clubes de valor também nos potes mais abaixo.