Eliseu riscado por Rui Vitória

Pedro Miguel Azevedo

Tópicos

Nova não convocatória do defesa-esquerdo é mais um sinal de que este estará de saída em janeiro

A ausência de Eliseu, assim como de Douglas e de Gabriel Barbosa, da convocatória para o jogo desta quarta-feira em Vila do Conde vem reforçar a ideia de que já estão em curso mexidas no plantel encarnado para janeiro. Nomeadamente no que diz respeito ao "emagrecimento" do atual grupo às ordens de Rui Vitória: os três elementos atrás referidos também já não entraram nas contas para a receção ao Estoril, na 14.ª jornada na Liga.

A situação de Eliseu será a mais relevante neste momento, dado que o internacional português foi nas últimas épocas uma peça essencial nos encarnados. Após as dúvidas quanto ao seu futuro no final da época passada, Eliseu acabou por renovar com as águias e até arrancou a temporada como titular, dada a indisponibilidade física de Grimaldo. Mas logo que o espanhol se apresentou apto a jogar, o camisola 19 perdeu espaço: em provas nacionais, não joga desde 5 de novembro passado, contra o V. Guimarães. Na conferência de Imprensa de ontem, na Luz, Rui Vitória foi confrontado com a possibilidade de ver Eliseu sair do clube em janeiro, algo que o técnico preferiu não comentar de forma clara. "Essas são coisas da Imprensa e, enquanto não for algo a sair da nossa boca, pouco significado têm. Saídas? No futebol, não se pode dizer nada de forma taxativa", limitou-se a afirmar.

Já as situações dos brasileiros Douglas e Gabriel Barbosa afiguram-se mais transparentes. Tanto o lateral-direito como o avançado, emprestados por Barcelona e Inter, respetivamente, nunca foram capazes de garantir espaço na equipa e as suas partidas são um dado praticamente adquirido. Também Rafa, suplente utilizado perante os canarinhos, foi preterido para este embate e tem a porta da saída aberta. Nos restantes convocados, é de realçar o regresso de Zivkovic: o extremo falhara a partida contra o Estoril por ter sido suspenso por um jogo, na sequência da expulsão no Dragão.