Conheça Aurélio Buta, o jovem defesa chamado por Rui Vitória

Conheça Aurélio Buta, o jovem defesa chamado por Rui Vitória

Novidade entre os eleitos de Rui Vitória para a Algarve Cup, Buta é também um dos três herdeiros da Nélson Semedo no Benfica

Aurélio Buta é a grande novidade na lista de convocados do Benfica para os dois próximos jogos da pré-temporada, frente a Bétis e Hull City, no Estádio do Algarve. O jovem defesa aproveita a ausência de André Almeida, que está a contas com uma contusão na coxa direita, para se mostrar a Rui Vitória.

Buta deu nas vistas na última época ao serviço da equipa B, onde cumpriu 31 jogos e marcou dois golos. Rápido, forte fisicamente e evoluído tecnicamente, Buta destaca-se pela capacidade de fazer todo o corredor direito e pela eficácia no desarme, assim como pelos cruzamentos que efetua. O atleta é apontado mesmo como um dos herdeiros de Nélson Semedo, que deixou o clube da Luz rumo ao Barcelona este defeso.

O jovem defesa começou no Águeda, passou pelo Beira-Mar e juntou-se ao Benfica em 2011, onde integrou a equipa de juniores C (sub15). Duas épocas depois assumiu o papel de titular nos juniores B, com 16 anos, e em 32 jogos marcou seis golos. Nascido em Angola e com nacionalidade portuguesa, Buta, de 20 anos, subiu aos juniores A do Benfica em 2015/16, mantendo o estatuto de titular do lado direito da defesa.

Em termos internacionais, Buta participou no Europeu sub-17 de 2014, alinhando em quatro jogos, e no Europeu sub-19 de 2016, onde cumpriu mais quatro jogos e marcou dois golos. Em 2017 falhou o Mundial de sub-20 devido a uma lesão. Em 2013 conquistou a FA International Tournament por Portugal.