Adeptos do Benfica custam mais do que os rivais juntos

O valor pago pelo Benfica em multas por mau comportamento dos seus adeptos supera o de Sporting e FC Porto juntos.

Até ao momento, e de acordo com os comunicados do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o Benfica é o clube mais penalizado em multas por comportamento incorreto dos seus adeptos, superando a soma das punições aplicadas pelo mesmo motivo aos rivais Sporting e FC Porto. Contas feitas, e só por castigos derivados de ações dos adeptos, a SAD encarnada desembolsou quase cem mil euros desde que a época começou.

Fazendo as contas - considerando castigos oficializados no sítio da FPF e referentes a I Liga e Taça da Liga - as águias foram obrigadas a pagar 97 969 euros, bem acima dos 53 757 euros do Sporting e os 34 727 do FC Porto. A última fatia destes castigos foi, aliás, a mais pesada da temporada, ascendendo a 14 060 euros, referente ao jogo que os encarnados disputaram no terreno do Paços de Ferreira. De novo, em causa a infração dos artigos 186.º e 187.º do Regulamento Disciplinar (RD) da FPF. O primeiro refere-se ao "arremesso perigoso de objetos" e o segundo ao "comportamento incorreto do público", sendo este último um item com presença habitual em quase todas as notas de castigo semanais que o Benfica recebe.

"Fora dos casos previstos nos artigos anteriores, o clube cujos sócios ou simpatizantes adotem comportamento social ou desportivamente incorreto, designadamente através do arremesso de objetos para o terreno de jogo, de insultos ou de atuação da qual resulte danos patrimoniais ou pratiquem comportamentos não previstos nos artigos anteriores que perturbem ou ameacem perturbar a ordem e a disciplina é punido com a sanção de multa", lê-se no Regulamento Disciplinar. Paralelamente aos castigos em si, há a reincidência dos atos, facto que tem vindo a fazer aumentar o valor a pagar pelo Benfica.

TODO O NOTICIÁRIO DO BENFICA NA EDIÇÃO E-PAPER