Corte no investimento provoca divisão na Luz

Corte no investimento provoca divisão na Luz
Vítor Rodrigues

Tópicos

Luís Filipe Vieira continua a manter o foco do apetrechamento do plantel mediante a promoção de jovens formados no Seixal, mas há vozes no clube que defendem a ida ao mercado.

A época em que o plantel contou de raiz com maior número de jogadores puxados diretamente da formação (casos de Rúben Dias, Diogo Gonçalves e, após um ano de empréstimo, João Carvalho) coincide com uma temporada sem a conquista do ambicionado pentacampeonato, insucesso que, contudo, não é encarado por Luís Filipe Vieira para uma alteração na política desportiva que, no seu entender, tem de passar pela crescente aposta nos jogadores formados no Seixal. O líder das águias, segundo O JOGO apurou, continua decidido em dar visibilidade aos "produtos" formados em casa, mesmo depois dos últimos desenvolvimentos desportivos negativos, mantendo a intenção de puxar seis ou sete jovens ao plantel principal.

Porém, e embora a opção pela formação seja unânime na Luz, o nosso jornal apurou que existem vozes dissidentes da visão presidencial, pois há elementos da estrutura que consideram essencial a incursão no mercado de transferências, mediante a contratação de jogadores com outro peso competitivo, com impacto imediato, mesmo que isso implique abrir os cordões à bolsa e investir mais do que os cerca de 13 milhões de euros aplicados para esta época, contra os perto de 62 milhões gastos em 2016/17. E é esta via alternativa que será discutida com Vieira nas próximas semanas.

Dos jovens lançados, Rúben Dias pegou de estaca, mas os outros dois são apostas que ainda não renderam. Contudo, quem diverge do discurso de Luís Filipe Vieira considera que faltaram armas mais contundentes para que Rui Vitória atacasse o êxito, interno ou europeu. Neste âmbito, é considerado que perante a grave lesão de Krovinovic faltou reposição à altura, como também não há opções de qualidade para Grimaldo, Fejsa, Pizzi e, sobretudo, Jonas, mais visível quando alguns destes jogadores baixaram de forma ou meteram baixa.