Bruno Lage recorda acidente antes de jogo e multa de 500 euros

Bruno Lage recorda acidente antes de jogo e multa de 500 euros

Na conferência de imprensa de antevisão do dérbi com o Sporting, Bruno Lage criticou algumas situações que acontecem no campeonato português e pediu que haja mais reflexão.

Críticas à calendarização: "É importante questionarmo-nos sobre estas questões. É importante refletir e perceber porque acontece assim. Em Portugal continuamos a fazer as coisas só porque sim. Posso dar alguns exemplos. Quando estava em Inglaterra, estávamos a fazer o aquecimento antes de um jogo e o quarto árbitro veio ter connosco e disse que o jogo tinha de ser adiado 40/45 minutos. Perguntámos porquê e a resposta foi que o autocarro dos adeptos da equipa adversária tinha tido um acidente na autoestrada e estavam atrasados... O jogo vive da paixão dos adeptos. É preciso respeitar quem viaja e depois tem de regressar. Olhem o caso do Rio Ave. O jogo foi às 21h15 de uma terça-feira, como é que eles voltaram para Vila do Conde? A que horas? O que é que isso acarreta também para os jogadores a nível de recuperação? É precisa olhar para o lado do adepto, é fundamental...

Outro caso. Portugal é o único país em que é preciso usar a braçadeira de treinador. No ano passado fui operado, estava de muletas e num jogo tirei a braçadeira e meti-a no bolso. O quarto árbitro reparou e fui multado em 500 euros. Todos conhecemos os treinadores da I Liga, porque é que têm de estar identificados? Estas situações acontecem porque sim, mas nós não refletimos.

É preciso dar importância ao que se passa na bancada. Os jogos serem a horas decentes. O FC Porto-Braga também merecia ser a um fim de semana. Jogava-se às 15h e vivia-se um sábado de futebol como antigamente."

Calendário do Benfica: "Tivemos um mês de dezembro forte, o início de 2020 também. Conseguimos manter uma intensidade alta durante os noventa minutos e recuperamos rapidamente."

Ferro e Gabriel podem jogar?: "Estão os dois convocados."

Preparação do jogo a contar com Bruno Fernandes?: "Pensamos o jogo tendo em conta a força do coletivo. O Bruno Fernandes é um excelente jogador e dá um enorme contributo ao Sporting, mas a dinâmica do nosso adversário não muda sem ele. Agora claro que dá uma qualidade inegável ao Sporting, não temos a mínima dúvida disso."

Silas falou de um grande investimento do Benfica. Que comentário?: "Não vejo as coisas pelos gastos que tivemos. O valor monetário vale o que vale. O importante é o contributo que cada um dá. Tenho o plantel curto, competitivo e equilibrado e que me dá garantias em todas as posições."