"Benfica adotou medidas que salvaguardam a capacidade de resposta"
Varandas Fernandes mostra-se confiante na resposta do clube quando resolvido o surto de Covid-19
O vice-presidente do Benfica e médico, Varandas Fernandes, abordou toda esta situação que envolve a pandemia de Covid-19, entre a paragem das competições, o contributo do emblema encarnado para a ajuda ao Serviço Nacional de Saúde, o plano de contingência do clube a garantia de estabilidade depois de controlado o surto.
"Existe apreensão face à situação e a evolução pode ser moderada ou mais repentina. A importância da comunicação tem sido exemplar, da comunicação social, agentes, entidades, todos têm seguido as orientações. É muito importante, de forma rigorosa seguir as orientações das autoridades de saúde. Devemos olhar para todos os sinais da comunidade, entre eles a dificuldade de contactar a linha Saúde 24", começou por dizer em declarações à BTV.
"Queria elogiar a forma exemplar como o mundo do desporto foi tão rápido e preventivo a responder a esta trágica pandemia, suspendendo desde logo as competições. Temos podido assistir, desde técnicos, atletas e profissionais das mais variadas áreas nas campanhas de sensibilização", continuou, para depois falar então do plano de contingência do emblema encarnado.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
"No Benfica desde a primeira hora, foi implementado um rigoroso plano de contingência, com total prevalência para o teletrabalho, estando cerca de 500 funcionários a trabalhar nesse sistema. Temos um minucioso acompanhamento do trabalho diário dos atletas nas suas residências, havendo a preocupação de dar pública visibilidade às diferentes rotinas deles para que sejam um incentivo a todos os que partilham esta fase de obrigatório recolhimento", explicou.
"Visamos dar testemunho da solidariedade e sentido de responsabilidade que nos deve unir. O Benfica tem, em sinergia com várias instituições, tido várias iniciativas, destacando a doação decidida pelo presidente Luís Filipe Vieira de um milhão de euros para a compra de material médico para o Serviço Nacional de Saúde, que se está a concretizar na compra de 40 ventiladores e mais de mil máscaras", continuou, para depois concluir:
"O mérito do trabalho do Benfica nestes últimos 15 anos é uma enorme estabilidade, uma ótima e invejável situação financeira e patrimonial, até mesmo ao nível das infraestruturas e da profissionalização. Perante estas circunstâncias extraordinárias e como é norma neste clube foram adotadas medidas de gestão que salvaguardem a capacidade de resposta nestes momentos difíceis mas também para o momento posterior, de regresso à normalidade. Mas, nesta fase, o nosso foco é no combate a esta gravíssima pandemia. Somos todos do mesmo clube nesta batalha e juntos teremos capacidade de salvaguardar os milhares de clubes que, em Portugal, tanto têm sido o garante da prática desportiva e que, conjuntamente com os maiores, também são embaixadores do país".