Belenenses junta-se ao Sporting e reclama mais títulos de campeão

Belenenses junta-se ao Sporting e reclama mais títulos de campeão

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aprovou a criação de uma comissão técnica independente para analisar a categorização das competições nacionais

O Belenenses reagiu ao anúncio da criação de uma comissão técnica independente para avaliar a categorização das competições internas, reclamando a conquista de mais três títulos de campeão nacional.

"Campeão Nacional em 1945/46 e vencedor da Taça de Portugal em 1941/42, 1959/60 e 1988/89, na história do Clube de Futebol "Os Belenenses" constam mais três títulos nacionais relativos à conquista do Campeonato de Portugal em 1926/27, 1928/29 e 1932/33. Entende o Clube de Futebol "Os Belenenses" que estes títulos, tendo sido conquistados na única prova de cariz nacional que se disputava no nosso País, devem ser justamente contabilizados e somados ao título de Campeão Nacional de 1945/46, confirmando-se desta forma o cariz único de um clube que sempre esteve ao nível dos maiores. Tem o Clube de Futebol "Os Belenenses" noção de que uma corrente de pensamento defende a equiparação desta competição à Taça de Portugal, mas recorda - voltando a frisá-lo - que à época das conquistas do Belenenses não se realizava em Portugal qualquer outra competição nacional de clubes - a Liga portuguesa arrancou apenas em 1934/35", escreveram os azuis do Restelo em comunicado.

Recorde-se que o Sporting tem vindo a reclamar a conquista de mais quatro títulos de campeão nacional. Os leões alegam ter 22 títulos no palmarés ao invés de 18, por terem vencido o Campeonato de Portugal por quatro ocasiões.