Franclim Carvalho: "Não adianta estarmos a falar em casamento sem viver o namoro"

Franclim Carvalho: "Não adianta estarmos a falar em casamento sem viver o namoro"
Redação com Lusa

Tópicos

Belenenses está numa boa fase e o treinador acredita num bom resultado frente ao Braga, que ajude na luta pela permanência.

O treinador do Belenenses, Franclim Carvalho, realçou esta sexta-feira que os azuis querem lutar pelo triunfo na receção ao Braga, conjunto de "dinâmicas interessantes", no sábado, para a 32.ª jornada da Liga Bwin.

Fruto de duas vitórias, quatro empates e uma derrota nos últimos sete encontros, o lanterna vermelha, com 25 pontos, encurtou para dois a margem para o primeiro lugar acima da "linha de água", o 15.º, ocupado pelo Arouca, e o técnico assumiu o desejo de prolongar a tendência recente frente ao quarto classificado da tabela.

"Esperamos um jogo difícil, quer pela qualidade do adversário, quer pelo aproximar da decisão. As últimas jornadas têm sempre um peso diferente. Temos melhorado os resultados e continuamos a nossa luta, contra uma equipa com dinâmicas interessantes, à esquerda e à direita. Estamos preparados para ir em busca dos três pontos, para o nosso objetivo", disse, na conferência de antevisão ao desafio marcado para as 21:00, no Estádio Nacional.

Treinador nos escalões de formação dos minhotos durante as épocas 2017/18 e 2018/19, Franclim Carvalho disse conhecer bem a "exigência" que reina no próximo adversário, sobretudo por parte do presidente, António Salvador, e vincou que a equipa "arsenalista" é "muito difícil" de bater, independentemente da vitória de segunda-feira sobre o líder FC Porto, pela primeira vez derrotado no campeonato.

Agradado com o facto de o Belenenses acumular mais pontos na segunda volta do que na primeira - 14 contra 11 -, o técnico reconheceu também que os seus jogadores têm sido mais fortes em casa - 18 pontos nessa condição -, mas lembrou que a equipa tem de se focar em cada jogo para atingir a permanência, mesmo que dois dos três embates que restam se joguem em casa.

"Já fizemos mais pontos do que na primeira volta, mas não adianta estarmos em falar em 'casamento' - festejar a "permanência" no final da época - sem viver o 'namoro'. Amanhã [sábado] temos um episódio de namoro, em que queremos três pontos", comparou.

O timoneiro rejeitou ainda que os "azuis" tenham feito uma "má primeira parte" no jogo anterior, diante do Estoril Praia, em que chegaram ao intervalo a perder por 2-0, antes de igualarem na segunda metade, e pediu à linha defensiva para manter, frente ao Sporting de Braga, "o posicionamento alto" exibido perante os "canarinhos".

Sem Diogo Calila e Abel Camará, expulsos na jornada anterior, Franclim Carvalho frisou ainda que o grupo encara a luta decisiva pela permanência com sentimentos de "tranquilidade, ambição e alegria".

O Belenenses, 18.º e último classificado da I Liga portuguesa, com 25 pontos, recebe o Sporting de Braga, quarto, com 59, em partida agendada para as 21:00 de sábado, no Estádio Nacional, em Oeiras, com arbitragem de André Narciso, da associação de Setúbal.