"Esperamos ter cinco substituições já na próxima semana"

"Esperamos ter cinco substituições já na próxima semana"
Redação com Lusa

Tópicos

Desejo evidenciado por Petit antes do jogo do Belenenses SAD com o Aves.

O treinador do Belenenses SAD, Petit, disse sentir a equipa preparada para retomar a I Liga, no reduto do Aves, e dar continuidade aos resultados conseguidos antes da paragem.

"Já são muitos meses sem competição. Por mais que tenhamos trabalhado nestas cinco semanas, toda a gente está à espera do jogo. Estamos preparados, queremos fazer um bom jogo e conquistar os três pontos", afirmou Petit aos jornalistas, num modelo misto de conferência de imprensa presencial e videoconferência.

Durante o período em que a I Liga esteve suspensa, devido à pandemia de covid-19, o Aves, próximo adversário dos azuis, viu dois jogadores rescindirem unilateralmente os seus contratos: o guarda-redes francês Quentin Beunardeau e o avançado brasileiro Welinton Júnior, habituais titulares no conjunto avense.

"Vamos um bocadinho às cegas. Analisámos os comportamentos que o Nuno Manta Santos costuma ter, mas vamos mais olhar para a nossa ideia e aquilo que queremos apresentar. Os jogadores do Desportivo das Aves que rescindiram eram fundamentais na dinâmica, não sabemos quem os vai substituir", apontou.

O técnico alertou para a incerteza em relação aos níveis físicos dos jogadores e lamentou não ter sido já implementada a possibilidade de realizar até cinco substituições, regra que terá de ser aprovada em assembleia-geral da Liga de clubes, marcada para 08 de junho.

"A componente física não vai ser igual. Se pudéssemos ter mais dois jogadores a entrar, o jogo ia ter mais intensidade e ia ser muito melhor. Esperamos que, para a semana, já possamos ter cinco substituições. Na Alemanha, começaram muito cedo e tiveram problemas musculares", realçou.

Apesar de considerar que as cerca de cinco semanas de treino "não são suficientes", Petit acredita que a formação lisboeta se preparou "da melhor forma", tendo distribuído pelo plantel alguns vídeos de análise durante o período de confinamento.

"Temos uma metodologia de treino, queremos uma equipa com posse de bola, alegre, a querer atacar, dar bons espetáculos. Estes dias em que estivemos em casa serviram para analisar. Ver os movimentos dos companheiros também é importante para os jogadores. Acreditamos que vão estar mais fortes no sentido coletivo", frisou.

O aspeto psicológico é um fator que "vai contar muito", sobretudo pela prorrogação da competição durante o verão, numa altura em que os jogadores normalmente estariam de férias, mas revelou o entusiasmo dos futebolistas em "começar com o pé direito" e "fazer uma boa reta final".

Jogadores, equipa técnica e staff do Belenenses SAD serão sujeitos a nova bateria de testes à covid-19 às 19:00 de hoje, de acordo com as regras da Direção-Geral da Saúde para o regresso à competição.

Os defesas Tomás Ribeiro e Francisco Varela são baixas confirmadas para o encontro, devido a lesão.

Belenenses SAD, 13.º classificado, com 26 pontos, desloca-se na sexta-feira ao terreno do lanterna-vermelha Desportivo das Aves, com 13, em jogo que não terá público nas bancadas, com início marcado para as 21:15 e que terá arbitragem de João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga.