Testes negativos no Aves e jogador infetado mantém-se em isolamento

Testes negativos no Aves e jogador infetado mantém-se em isolamento
Redação com Lusa

Tópicos

Emblema avense recebe o Belenenses SAD na sexta-feira, às 21h15.

Os futebolistas, equipa técnica e outros funcionários do Aves acusaram negativo na quarta ronda de despistagem à covid-19, anunciou esta quarta-feira o último classificado da I Liga, que mantém em isolamento o único jogador infetado.

"Ao cabo da quarta testagem à covid-19, o departamento médico do clube informou hoje que os testes realizados ontem [terça-feira] deram todos resultados negativos. O jogador que acusou positivo no domingo mantém-se como a única exceção e continua em quarentena, devidamente isolado dos restantes profissionais do clube, até poder realizar novos testes", lê-se em comunicado publicado no sítio oficial dos nortenhos na Internet.

Ao abrigo do protocolo estabelecido para o reinício da I Liga, os plantéis de Aves e Belenenses SAD submeteram-se na terça-feira à primeira fase de despistagem obrigatória, com um período de antecedência de 72 horas do encontro da 25.ª jornada, que assinala o reatamento da prova, suspensa desde 12 de março devido à covid-19.

O Aves, 18.º e último classificado, com 13 pontos, nove abaixo da zona de salvação, recebe o Belenenses SAD, 13.º colocado, com 26 pontos, na sexta-feira, às 21h15, no Estádio do CD Aves, num jogo com arbitragem de João Pinheiro, da associação de Braga, que será antecedido por nova bateria de exames ao novo coronavírus.

O treinador Nuno Manta Santos terá de colmatar as ausências dos castigados Luiz Fernando e Rúben Macedo, enquanto o guarda-redes francês Quentin Beunardeau e o avançado brasileiro Welinton Júnior rescindiram de forma unilateral durante a pausa, evocando o atraso salarial verificado entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020.

O processo seguiu da Liga de clubes para o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol a 3 de abril e pode acarretar dois a cinco pontos de penalização, perante dívidas que a SAD liderada pelo chinês Wei Zhao justificou com a paralisação da atividade económica na China, motivada pelo pandemia de covid-19.

O campeonato vai ser reatado sob fortes restrições e sem público nos estádios a partir das 19h00 de hoje, com o embate entre Portimonense e Gil Vicente, o primeiro dos 90 jogos das últimas 10 rondas, que decorrem até 26 de julho e trazem o FC Porto na liderança isolada, com 60 pontos, mais um que o campeão Benfica.