
Miguel Pereira/Global Imagens
Mama Baldé é o melhor marcador da história do Aves na I Liga e no Sintrense já era um goleador.
A cumprir a segunda época no Aves, Mama Baldé já entrou na história do clube. Aos 23 anos, o extremo é o melhor marcador dos avenses na I Liga, tendo marcado nove golos, três na temporada passada e seis na atual. Dessa forma, superou Julian (sete golos), Derley (5) e Vítor Gomes (5).
A capacidade de finalização de Mama Samba Baldé não surpreende quem o conhece bem. José Sequeira, presidente do Sintrense, recorda com carinho o miúdo que jogou no clube nos juniores, juvenis e iniciados. "Era conhecido por Samba ou, carinhosamente, por Sambinha. Era um miúdo humilde, bem comportado e impecável. Era reguila, o que era normal naquela idade. Jogava como extremo, fazia diagonais para o meio e aparecia depois a finalizar muito bem. Tinha uma velocidade acima da média", destaca, recordando a importância que teve na subida da equipa à II Divisão de Juniores A. "Foi o melhor marcador da Série e, inclusive, num jogo com o 1.º de Dezembro, estávamos a ganhar 1-0 ao intervalo, ele entrou na segunda parte e ganhámos por 5-0, com quatro golos dele."
No final da época, foi transferido para o Sporting, mas a custo zero. "Como não podíamos prejudicar o miúdo, porque os pais tinham dificuldades, foi para a Academia do Sporting com direito a alimentação e a um pequeno valor para ele. Não o podíamos prejudicar e não recebemos rigorosamente nada. Rendeu bola, como diz o outro", conta José Sequeira, convicto de que o clube ainda vai receber a compensação financeira a que tem direito pelos direitos de formação no caso de uma futura transferência. "A nossa expectativa é essa. Tem mostrado valor e uma transferência é boa para ele e para o Sintrense", recorda.
