Arouca: Do sonho europeu ao pesadelo da descida. E pode ser pior

Arouca: Do sonho europeu ao pesadelo da descida. E pode ser pior
Cláudia Oliveira

Tópicos

A queda na II Liga, quatro anos depois, implica diminuição de verbas, mas esse pode não ser o único problema que o clube terá de resolver no imediato

Com um início de época marcado pela estreia nas competições europeias, poucos antecipariam um final de época com o Arouca a descer de divisão, com 32 pontos, empatado com o Tondela e despromovido pela diferença de um golo, nos derradeiros minutos do campeonato. Ontem, na vila, a descida de divisão ocupava as conversas, marcadas pela surpresa.

A explicação para o fracasso desportivo é difícil de encontrar, mas a verdade é que dos 11 atletas que forçaram o Olympiacos a prolongamento no play-off da Liga Europa, só três (Hugo Basto, Velázquez e Crivellaro) estiveram em campo no domingo.

As explicações pouco efeito terão nesta altura, em que é importante fechar esta época e preparar a próxima. E fechar a temporada será penoso. Carlos Pinho, presidente da Direção do clube desde 2006, está no fim do mandato. O homem que sonhou com o Arouca na I Liga esteve incontactável durante o dia de ontem, mas O JOGO sabe, de fontes próximas, que o líder pondera não se recandidatar e afastar-se do cargo, desgastado emocionalmente. E por Arouca não se conhecem nomes de eventuais candidatos à Direção.

Na última década, Carlos Pinho candidatou-se sem oposição e sem que alguém se mostrasse disponível para lhe ocupar a vaga, mesmo quando o dirigente ameaçava não continuar. Na II Liga, as verbas recebidas baixam significativamente - menos três milhões - e o clube tem 19 jogadores com contrato, para além de ter feito a proposta de renovação ao brasileiro Adilson, que estava bem encaminhada mas poderá não se concretizar. Até final do mês, plantel e equipa técnica deverão permanecer em Arouca, para a atual Direção organizar a casa. No entanto, pode deixá-la arrumada para quem vier a seguir dirigir um clube com ativos de I Liga... que vai ter um orçamento do escalão abaixo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.