Rui Pinto: "Sou adepto do FC Porto e é o clube que teve mais contratos divulgados"

Rui Pinto: "Sou adepto do FC Porto e é o clube que teve mais contratos divulgados"
Redação

Declarações de Rui Pinto no Tribunal Central Criminal de Lisboa, reproduzidas pelo JN.

Rui Pinto, criador do Football Leaks, Rui Pinto que começou na manhã desta segunda-feira a prestar declarações perante o coletivo de juízes que o está julgar desde 4 de setembro de 2020 no âmbito de um processo no qual responde por um total de 90 crimes, foi questionado sobre se o seu interesse clubístico [é assumido adepto do FC Porto] influenciou a sua atuação no âmbito do "Football Leaks".

O pirata informático referiu o número de contratos divulgados de forma a negar tal influência. "O FC Porto é o meu clube, sou adepto do FC Porto e é o clube que teve mais contratos divulgados. Até pode ir ao site e contar. É como António Guterres diz: 'é fazer as contas"", vincou.

De recordar que um estudo da Associação Europeia de Clubes mostra que, dos 105 acordos de transferência divulgados na plataforma criada por Rui Pinto, 29 se referiram ao FC Porto, 19 ao Benfica e 14 ao Sporting.

Rui Pinto negou depois ter sabotado o sistema informático do Sporting, em 2015, quando o grupo do Football Leaks já havia entrado nas caixas de correio eletrónico do emblema leonino.

"Eu não tive qualquer intervenção. Sei da intenção, sei qual era o objetivo, mas não fui eu que executei. Foram as pessoas do grupo", disse. Os objetivos seriam, de acordo com Rui Pinto, "otimizar os acessos" ao sistema, aproveitando alguma vulnerabilidade.

O interrogatório continuará na próxima segunda-feira, 17 de outubro.