Transferências "online" com selo português

Transferências "online" com selo português

Uma startup portuguesa desenvolveu uma plataforma que promove a contratação de jogadores e staff sem envolvimento de intermediários

Numa altura em que o mercado de transferências começa a aquecer, uma startup portuguesa criou uma plataforma online que facilita a negociação de atletas profissionais ou amadores dispensando a atuação - e os custos associados - aos intermediários.

O programa tem o futebol como alvo preferencial, mas também pode ser utilizado pelas modalidades ditas amadoras. Ainda a dar os primeiros passos, a Sportransfers já conta com cerca de oito mil inscritos. José Carlos Marques, diretor executivo da empresa, explica a ideia: "Tanto nas divisões inferiores do futebol como nas modalidades amadoras, há muitos clubes que têm muitas dificuldades na hora de contratar novos atletas ou até staff técnico por não terem capacidade financeira para pagar a intermediários nos negócios".

Uma barreira que a empresa pretende agora eliminar, apresentando-se como uma plataforma informática na área do desporto que pretende promover a aproximação entre atletas e elementos técnicos aos clubes, sem qualquer outro tipo de intermediação. "Aqui não há empresários nem intermediários envolvidos. Os clubes, por exemplo, inscrevem-se e podem criar anúncios dando conta do tipo de atletas e staff que pretendem. Os atletas e staff que estão disponíveis e que procuram clube podem inscrever-se de forma gratuita na plataforma, preencher os seus perfis, características e currículo. Depois a plataforma irá, de forma automática através de algoritmos internos, permitir que os clubes registados encontrem os elementos mais adequados às suas necessidades"

Criada no final de 2017, esta revolucionária plataforma foi idealizada por dois engenheiros do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), ambos antigos desportistas. O futebol é a modalidade mais representada, seguida do futsal, andebol, basquetebol e voleibol.