Pandemia? Rir é o melhor remédio

Pandemia? Rir é o melhor remédio

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Jorge Maia

UM LIVRO POR DIA >> A Load of Balls: Football"s Funny Side é apenas um dos mais de 40 livros publicados por John Scally, um professor irlandês especialista em desportos gaélicos tão obscuros como o Hurling ou o Camogie,

Agora que andamos todos a tentar salvar o futebol com unhas e dentes, máscaras e desinfetante, distanciamento e portas fechadas, talvez seja uma boa altura para descomprimir e recordar que, especialmente em tempos de pandemia e pelo menos enquanto não há uma vacina, rir é o melhor remédio.

A Load of Balls: Football"s Funny Side é apenas um dos mais de 40 livros publicados por John Scally, um professor irlandês especialista em desportos gaélicos tão obscuros como o Hurling ou o Camogie, com um sentido de humor irresistível, ainda que marcado por uma estranha fixação por bolas. Para além de A Load of Balls (Um monte de bolas, numa tradução livre) também publicou o popular Odd-Shaped Balls (Bolas com um formato estranho) numa referência às bolas ovais usadas no râguebi que, de resto, é outra das modalidades sobre as quais se debruça frequentemente.

Mas o que nos traz aqui é o lado engraçado do futebol, que Scally explora através de centenas de situações cómicas, piadas intemporais e gafes irresistíveis que ilustram o lado mais ligeiro do desporto rei, neste caso despromovido a desporto bobo da corte pela voz dos próprios protagonistas. Se acham que pérolas como "prognósticos só depois do jogo" ou "vocês os três, formem um quadrado" são exclusivas do futebol português, fiquem a saber que o venerável Bobby Robson também tinha os seus deslizes. "Não os subestimámos, eles é que foram bastante melhores do que nós antecipámos" é apenas um deles.

Resumindo, A Load of Balls: Footballs Funny Side está aí para recordar que apesar de vivermos tempos tão graves e sérios, o futebol é mesmo só a coisa mais importante de entre as coisas menos importantes.