Tiroteio no Texas provoca número indeterminado de mortos

Tiroteio no Texas provoca número indeterminado de mortos

Polícia dos EUA confirma a morte de diversas pessoas na zona de um centro comercial em El Paso

A polícia confirmou a morte de diversas pessoas num tiroteio que ocorreu hoje numa zona comercial da cidade de El Paso (Texas, sul dos Estados Unidos) e anunciou a detenção de um suspeito. O sargento da polícia Enrique Carrillo referiu aos media que o ataque na zona do centro comercial Cielo Vista terminou.

O responsável não referiu quantas pessoas foram mortas ou feridas, mas a NBC News indicou que o centro médico universitário de El Paso referiu ter admitido, pelo menos, 10 pessoas gravemente feridas e que algumas foram transferidas para outros hospitais.

A Casa Branca referiu que o Presidente Donald Trump foi informado do tiroteio e estabeleceu contactos com o procurador-geral William Barr e com o governador do Texas Greg Abbott. Responsáveis oficiais tinham anunciado previamente a morte de diversas pessoas neste ataque ao centro comercial de El Paso.

Olívia Cepeda, chefe de pessoal de Dee Margo, presidente do município de El Paso, disse à CNN que várias pessoas foram mortas e que "suspeitos" tinham sido detidos. No entanto, não precisou o número de vítimas.

El Paso, com cerca de 680.000 habitantes, está situado no oeste do Texas, junto à fronteira com o México e separada da Cidade Juárez pelo Rio Bravo del Norte (Rio Grande).

As televisões norte-americanas mostraram forças policiais a dirigirem-se para a zona.

A agência federal responsável pelo controlo de armas, explosivos, tabaco e álcool (ATF) de Dallas anunciou que se iria deslocar a El Paso para auxiliar a polícia de El Paso.

Os tiroteios e ataques armados ocorrem com muita frequência nos Estados Unidos. Na terça-feira, duas pessoas foram mortas e um polícia ferido num supermercado da cadeia Walmart no Mississippi.

No domingo, três pessoas, incluindo um rapaz de seis anos, foram mortas quando um atirador de 19 anos abriu fogo durante um festival de gastronomia de Gilroy na Califórnia, a sul de San Francisco.