Cuide de si, cuide de todos: ligue 808 24 24 24 em caso de dúvida

Cuide de si, cuide de todos: ligue 808 24 24 24 em caso de dúvida

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Torne-se um agente de saúde pública

A Organização Mundial de Saúde declarou a doença Covid-19 como pandemia. "Podemos esperar que o número de casos, mortes e países afetados aumente", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Perante a situação é urgente que saiba como se proteger e como proteger os outros. "Torne-se um agente de saúde pública", conforme o soliticitado pela Direção Geral de Saúde.

EM CASO DE DÚVIDA LIGUE: 808 24 24 24

RECORDE QUE:

As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória.

Em casos mais graves pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

MEDIDAS DE HIGIENE

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:

Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo);

Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes;

Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.