Startup de Famalicão desenvolve aplicação para combater contrafação de produtos

Startup de Famalicão desenvolve aplicação para combater contrafação de produtos
Lusa

Vila Nova de Famalicão, Braga, 12 jun 2019 (Lusa) - Uma startup tecnológica de Vila Nova de Famalicão desenvolveu uma aplicação que "garante a autenticidade do produto" ao longo da cadeia de distribuição, impedindo a "entrada de produtos de marca falsificados no mercado", anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado enviado à Lusa, a Câmara de Famalicão explica que a tecnologia Monttra "assenta numa mega plataforma de dados e numa aplicação digital", estando a ser desenvolvido há oito meses e disponível, de forma gratuita, no final deste mês.

Este "sistema inovador" pretende "assumir a defesa do negócio dos outros como a sua base d negócio", explica no texto o fundador da startup, Fernando Veloso.

No texto, a autarquia explica que a Monttra "impossibilita a entrada de produtos de marca falsificados no mercado. E, ao contrário da oferta anticontrafação disponível no mercado, não se propõe autenticar a qualidade da produção ou certificar a conformidade de uma peça ou produto de marca", sendo essa a sua marca distintiva.

"Fazemos a diferença porque asseguramos a monitorização do processo de transmissão da propriedade, enfatiza.

O sistema permite ainda "aos produtores e às marcas conhecer em tempo real o percurso de cada item produzido até ao cliente final, contribuindo para o consumo responsável e em segurança e um controlo interno eficaz".

"E nem foi preciso investir muito", comenta o responsável, que explica que entre a construção da ideia e ela estar pronto a apresentar-se no mercado o investimento foi de cerca de 10 mil euros.

"Contratei uma empresa de informática e dei-lhe a hipótese de participar no capital da Monttra ou de vender o serviço de desenvolvimento da plataforma. E eles optaram por ser nossos sócios", explica Fernando Veloso, que junta, assim, mais três sócios neste projeto.

No texto, a autarquia explica que a Monttra "impossibilita a entrada de produtos de marca falsificados no mercado. E, ao contrário da oferta anticontrafação disponível no mercado, não se propõe autenticar a qualidade da produção ou certificar a conformidade de uma peça ou produto de marca", sendo essa a sua marca distintiva.

"Fazemos a diferença porque asseguramos a monitorização do processo de transmissão da propriedade, enfatiza.

O sistema permite ainda "aos produtores e às marcas conhecer em tempo real o percurso de cada item produzido até ao cliente final, contribuindo para o consumo responsável e em segurança e um controlo interno eficaz".