Petrobras assina empréstimo de 4,2 mil milhões de euros com China Development Bank

Petrobras assina empréstimo de 4,2 mil milhões de euros com China Development Bank
Lusa

A Petrobras assinou hoje com o China Development Bank (CDB) um contrato de financiamento no valor de 5 mil milhões de dólares (4,2 mil milhões de euros) com vencimento em 2027, anunciou em comunicado a petrolífera estatal brasileira.

A petrolífera brasileira também assinou um contrato comercial com a empresa Unipec Asia Company, estabelecendo o fornecimento preferencial de um volume total de 100 mil barris de óleo equivalente por dia pelo prazo de 10 anos.

"O acordo com o CDB prevê o desembolso de metade do valor total em dezembro de 2017 e da outra metade em janeiro de 2018, quando também ocorrerá o pré-pagamento do saldo devedor de 2,8 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros) referente ao empréstimo contratado em 2009 com o banco", destacou a empresa brasileira.

A Petrobras também ressaltou que o pré-pagamento resultará no encerramento antecipado do contrato comercial assinado com a Unipec Asia Company em 2009, com vencimento em 2019, para fornecimento preferencial de um volume total de até 200 mil barris de óleo equivalente por dia.

Na conclusão da nota a empresa afirmou que "continuará avaliando novas oportunidades de pré-pagamento e de novos financiamentos, de acordo com a sua estratégia de gerenciamento de passivos, que visa à melhora do perfil de amortização", previstas em seu Plano de Negócios e Gestão para os anos de 2017 até 2021.