Matosinhos põe sinalização luminosa nas passadeiras sobrelevadas de local de acidente

Matosinhos põe sinalização luminosa nas passadeiras sobrelevadas de local de acidente
Lusa

A Câmara Municipal de Matosinhos vai colocar sinalização luminosa nas passadeiras sobrelevadas na Rua 05 de Outubro, onde a 21 de janeiro um acidente entre dois autocarros e três carros causou dois mortos e seis feridos.

As passadeiras já têm sinalização vertical e horizontal, mas agora vão ser reforçadas com "sinais luminosos", revelou hoje a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro (PS), durante a reunião privada do executivo municipal.

"Já está a fazer-se essa sinalização", referiu, acrescentando que as passadeiras sobrelevadas, apesar das críticas, são para manter.

Em janeiro, a câmara construiu passadeiras sobrelevadas naquele local, à semelhança de outros pelo concelho, para reduzir a velocidade de circulação naquela zona, onde têm sucedido vários acidentes relacionados com casos de excesso de velocidade.

A velocidade de circulação naquele local, onde entre 2009 e 2017 se registaram 27 acidentes de viação, do qual resultaram um morto e um ferido grave, está limitada aos 20 quilómetros por hora.

A 21 de janeiro, um acidente envolvendo dois autocarros e três carros causou dois mortos e seis feridos, dois dos quais graves e quatro ligeiros, três deles crianças.

No local do acidente, em São Mamede Infesta, estiveram 60 operacionais, apoiados por 11 veículos.

Lamentando o "trágico acidente", o Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM) anunciou, na altura, que pediu cópia do relatório pericial efetuado a um dos dois autocarros envolvidos no acidente.

Em comunicado, o sindicato adiantou aguardar a conclusão do inquérito do Ministério Público, considerando ser "demasiado prematuro assacar única e simplesmente" todas as responsabilidades a uma só entidade.