Fundo Recomeçar apoia Oliveira do Bairro na prevenção e combate a incêndios

Fundo Recomeçar apoia Oliveira do Bairro na prevenção e combate a incêndios
Lusa

O município de Oliveira do Bairro vai receber 38,5 mil euros do Fundo Recomeçar, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para aquisição de equipamentos de prevenção e combate a incêndios rurais, foi hoje anunciado.

O apoio resulta de uma candidatura submetida ao Fundo pelo executivo municipal presidido por Duarte Novo.

O projeto apresentado por Oliveira do Bairro ao Fundo passa pela aquisição de um trator agrícola, um corta matos e um reboque cisterna galvanizada com bomba, que serão utilizados para a realização de intervenções preventivas no controlo de matos, redução de material combustível e apoio ao combate.

O Recomeçar - Ambiente, lançado pela Santa Casa Misericórdia de Lisboa, é destinado a apoiar iniciativas promovidas por entidades públicas ou privadas, que visem a recuperação do ambiente, o ordenamento florestal e a diminuição do risco de incêndio.

O Fundo atua através da "reconstrução de infraestruturas, aquisição de equipamentos e desenvolvimento de projetos de atividades, em benefício da respetiva economia e da população, nas zonas afetadas pelos incêndios ocorridos entre 15 e 16 de outubro de 2017".

"Foram destinatários deste Fundo todas as entidades públicas ou privadas, nomeadamente as autarquias locais, associações públicas e privadas e empresas, que apresentassem a sua candidatura", relembra a autarquia bairradina.