Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola financia Angola com 175,7 MEuro

Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola financia Angola com 175,7 MEuro
Lusa

O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) disponibilizou a Angola 200 milhões de dólares (175,7 milhões de euros) para desenvolver projetos nos setores das pescas e da agricultura, anunciou hoje, em Luanda, o presidente da organização.

Gilbert Houngbo, que se encontra na capital angolana para avaliar o grau de execução dos programas financiados pelo fundo, foi hoje recebido pelo Presidente de Angola, João Lourenço.

Em declarações à imprensa, Gilbert Houngbo disse que o novo financiamento vai juntar-se a outros já disponibilizados, nos últimos anos, avaliados em 250 milhões de dólares (219,6 milhões de euros).

Entre os programas em causa destacou o apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar nas províncias angolanas do Cuanza Sul e da Huíla, de 38,1 milhões de dólares (33,48 milhões de euros), que estão a beneficiar 60 mil agricultores.

Segundo Gilbert Houngbo, o FIDA comparticipa com 28,8 milhões de dólares (25,31 milhões de euros) nestes projetos, sendo os restantes 8,2 milhões de dólares (7,21 milhões de euros) disponibilizados pelo Governo angolano e 1,1 milhões de dólares (970 mil euros) pela participação dos beneficiários.