Fóssil "Crânio da Aroeira" entregue ao Museu Nacional de Arqueologia

Lusa

O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", é entregue hoje às 15:30 ao Museu Nacional de Arqueologia (MNA), em Lisboa, pelo arqueólogo João Zilhão.

O arqueólogo foi responsável pelas escavações na gruta da Aroeira, no complexo arqueológico do Almonda, em Torres Novas, que em 2014 revelaram este crânio humano de 400 mil anos, "um dos poucos dessa época encontrados no mundo", e "o mais antigo fóssil humano encontrado até hoje em Portugal", segundo a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

O achado arqueológico foi alvo de "trabalhos de estudo e restauro" na Universidade Complutense de Madrid, por uma equipa internacional liderada por Juan Luis Arsuaga, que acompanhará o momento da entrega ao Museu.

"A investigação desenvolvida a seu respeito, acompanhada em permanência pela DGPC e pelo MNA, acrescentou conhecimento ao estudo da evolução humana e gerou novos argumentos a favor da tese que defende a inclusão de todos os fósseis deste período, numa única espécie ancestral ao Homem moderno", afirma a DGPC.

As primeiras conclusões destas descobertas foram publicadas em março do ano passado, no boletim da Academia Nacional das Ciências dos Estados Unidos.

"É o mais antigo fóssil encontrado em território português e um dos mais antigos da Europa", disse, em março passado, João Zilhão à agência Lusa.

Nunca se tinha encontrado um fóssil humano da altura média do Pleistoceno, que cobre o período desde há 2,5 milhões de anos até há 11,5 mil anos, num local tão ocidental da Europa.

O arqueólogo indicou que o interesse deste fóssil é que está "muito bem datado e passa a ser padrão de referência para interpretação de outros fósseis bem completos mas com datação mais imprecisa".

O fóssil que hoje é entregue ao MNA irá fazer paretd e uma exposição sobre evolução humana a partir de achados realizados em Portugal,a inugurar neste museu no segundo semestre deste ano.