ExxonMobil anuncia investimentos de 50 mil milhões de dólares

ExxonMobil anuncia investimentos de 50 mil milhões de dólares
Lusa

A petrolífera ExxonMobil anunciou hoje que tem um plano de investimento de 50 mil milhões de dólares (40,4 mil milhões de euros) nos EUA durante os próximos cinco anos.

O presidente do grupo, Darren Woods, afirmou que a reforma fiscal aprovada pelo Congresso norte-americano em dezembro é um dos principais motivos da decisão.

"As recentes mudanças na taxa de imposto das sociedades nos EUA, combinadas com uma regulação mais inteligente, criaram um ambiente para futuros investimentos e melhoraram a competitividade da ExxonMobil no mundo", afirmou, em mensagem colocada no sítio da empresa na internet.

Porém, Woods não ofereceu muitos detalhes sobre os investimentos, nem esclareceu se a quantia mencionada inclui projetos já anunciados.

Com o seu anúncio de hoje, a maior petrolífera dos EUA soma-se a outas empresas que divulgaram investimentos recentemente e que os atribuíram á descida de impostos anunciada.

Woods insistiu que a reforma fiscal representa "mais emprego e a crescimento económico em todos os EUA e em numerosas indústrias".

Entre os investimentos anunciados encontram-se o aumento da produção nos Estados do Texas e Nova México, aumentar operações, melhorar infraestruturas e construir fábricas.

"Isto vai criar milhares de empregos, fortalecer a economia norte-americana e melhorar a segurança energética", sublinhou.

Woods recordou que estes investimentos vão somar-se à forte aposta nas operações na costa do Golfo do México, que a empresa está a fazer.

Depois do anúncio destes investimentos, as ações da empresa baixaram 0,63% na bolsa nova-iorquina.