Economia francesa cresceu 1,6% em 2018, uma décima acima do previsto

Economia francesa cresceu 1,6% em 2018, uma décima acima do previsto
Lusa

Paris, 26 mar (Lusa)- A economia francesa cresceu 1,6% em 2018, anunciou hoje o instituto de nacional de estatística francês (INSEE), que reviu assim em alta, de uma décima, os cálculos que tinha feito há um mês.

Mesmo assim, o Insee não alterou as previsões de crescimento de 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2018, o mesmo valor que o registado no terceiro trimestre.

Desde o início do ano, o Insee sublinhou que a crise dos "coletes amarelos" custou uma décima do PIB nos últimos três meses de 2018.

De acordo com as contas pormenorizadas apresentadas hoje, entre outubro e dezembro o consumo das famílias estagnou (depois de ter crescido 0,4% entre julho e setembro) e o investimento avançou 0,3% (depois de ter crescido 1% no terceiro trimestre).

O comércio externo contribuiu com três décimas para o crescimento do PIB no último trimestre, tanto como nos três meses anteriores.

Há uma semana, o Governo francês reviu em baixa a previsão oficial de crescimento para 2019 para 1,4%, contra uma taxa de crescimento de 1,7% incluída na elaboração do Orçamento de Estado.