Economia do Reino Unido cresce 1,3% no 2.º trimestre em termos homólogos

Economia do Reino Unido cresce 1,3% no 2.º trimestre em termos homólogos
Lusa

A economia do Reino Unido cresceu 0,4% no segundo trimestre deste ano, face ao trimestre anterior, e 1,3% em termos homólogos, impulsionada pelo bom tempo e pelas comemorações do Mundial de Futebol, foi hoje divulgado.

De acordo com o Gabinete Nacional de Estatísticas (ONS), o setor dos serviços, que representa 79% da criação da riqueza, e a construção foram os setores de atividade que mais contribuíram para o crescimento trimestral do PIB com acréscimos de 0,5% e 0,9%, respetivamente, enquanto o setor industrial recuou 0,8%.

Após ter sido conhecido o valor do crescimento do PIB, a libra esterlina, que se depreciou nos últimos dias devido à incertezas sobre o "Brexit" (saída do Reino Unido da União Europeia), valorizou-se hoje de manhã 0,19%, para 1,114 euros, na comparação com a divisa da zona euro.

O diretor das Contas Públicas da ONS, Rob Kent-Smith, afirmou que a economia melhorou "um pouco mais" graças ao aumento das "vendas a retalho e à construção" em resultado do bom tempo que se fez sentir.

Já as despesas dos consumidores tiveram um acréscimo de 0,3% e os investimentos das empresas subiram 0,5%, segundo a ONS, que referiu também que o défice comercial aumentou em 4.700 milhões de libras (5.273 milhões de euros) no segundo trimestre deste ano.

O retrocesso do setor industrial afetou, em particular, os produtos metalúrgicos, os equipamentos de transporte e maquinaria.