Câmara de Aveiro prolonga rua que serve as escolas de Verdemilho

Câmara de Aveiro prolonga rua que serve as escolas de Verdemilho
Lusa

Aveiro, 12 jun 2019 (Lusa) -- A Câmara de Aveiro vai prolongar a Rua Basílio Tavares Lebre, ligando-a à Rua Professor Catarino, em Verdemilho, para melhorar os acessos à zona escolar, anunciou hoje a autarquia.

A empreitada deverá ser adjudicada por cerca de 396 mil euros, mais impostos, e visa "a melhoria da circulação viária junto à Escola Básica do 1.º Ciclo e ao Jardim de Infância de Verdemilho, melhorando a segurança das operações de tomada e largada das crianças".

A rua que serve os dois estabelecimentos de ensino atualmente não tem saída nem largura suficiente para o estacionamento automóvel, o que origina conflitos e engarrafamentos de trânsito nas horas de ponta.

A intervenção prevê a construção de um novo arruamento entre a Escola e a Travessa da Rua da Agra, com saída junto ao LIDL, dotado de passeios e lugares de estacionamento, além de redes de drenagem de águas pluviais, telecomunicações e energia elétrica, incluindo iluminação pública.

A Câmara havia decidido em março adquirir os terrenos necessários ao prolongamento da Rua, pelo montante global de cerca de 100 mil euros.

Em julho deverá ter início a própria ampliação e qualificação do Centro Educativo de Verdemilho, empreitada que ascende a 466.233,32 euros, acrescidos de IVA, e que prevê a construção de uma nova área de portaria, servindo a escola e o jardim-de-infância, a construção de duas novas salas de aula, quartos de banho, cobertura da zona de recreio interior, construção de infraestruturas de apoio e ligação aos edifícios existentes.

Além disso vai ser beneficiada a infraestrutura de águas pluviais e criados dois novos espaços exteriores, compostos por campo de jogos e parque infantil, sendo também feita uma nova vedação de todo o centro escolar.

Durante o período da execução da obra, que deve estar concluída até ao final do ano civil, as crianças do pré-escolar manterão as suas atividades nas atuais instalações, "com o cumprimento de todas as medidas de segurança e garantidas todas as condições de trabalho".

Já os alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade do 1.º ciclo terão as suas atividades letivas desenvolvidas nas instalações da escola básica 2/3 de Aradas, enquanto os alunos do 1.º ano de escolaridade serão distribuídos por duas turmas, uma a ser criada na escola das Leirinhas e outra na escola do Bonsucesso.

Após a conclusão das obras, todas as oito turmas do 1º ciclo deverão regressar ao centro escolar de Verdemilho, devendo iniciar o segundo período letivo já nas novas instalações.

Lusa / Fim