A Câmara de Cabeceiras de Basto atribuiu apoios no valor de 23.750 euros destinados ao fomento da produção pecuária, à iniciativa empresarial e económica nas áreas agrícola, pecuária ou florestal e ao incentivo à natalidade.
Em comunicado, a Câmara refere que foram atribuídos 177 apoios ao fomento da produção pecuária, no montante de 16.750 euros, de acordo com um regulamento que prevê a atribuição do valor anual de cinco euros por cada cabeça de gado bovino, um euro por cada cabeça de ovinos e caprinos e 2,50 euros por suínos.
O apoio agora concedido resulta da aprovação das candidaturas apresentadas pelos criadores dos animais referentes a 2017.
No que se refere à iniciativa empresarial e económica nas áreas agrícola, pecuária ou florestal, o executivo aprovou a atribuição de três apoios para início ou reinício da atividade.
Estes apoios, no montante de mil euros a cada iniciativa empresarial, visam promover o empreendedorismo, melhorando a competitividade local e regional, travando a tendência para o despovoamento e a desertificação e para a fragilização.
Foram ainda atribuídos mais oito apoios de incentivo à natalidade, no montante de quatro mil euros.
O incentivo à natalidade reveste a forma de atribuição de um apoio sempre que ocorra o nascimento ou a adoção de uma criança, sendo 500 euros o valor do subsídio a atribuir. Com este incentivo, a Câmara Municipal pretende promover estímulos específicos que conduzam, por um lado, ao aumento da natalidade e, por outro, à melhoria das condições de vida das famílias residentes no município.
