Bolsas europeias seguem em baixa pressionadas por desenvolvimentos na Turquia

Bolsas europeias seguem em baixa pressionadas por desenvolvimentos na Turquia
Lusa

As bolsas europeias estão hoje a negociar em baixa, influenciadas pelos desenvolvimentos da Turquia e pela depreciação da lira turca face ao dólar norte-americano que atingiu recordes históricos no último dia da semana passada.

Pelas 08:12 (hora de Lisboa), o Euro Stoxx 600 perdia 0,33%, com Londres a recuar 0,22%, Paris a cair 0,29%, Frankfurt a deslizar 0,63%, Madrid perdia 0,71%, Milão quebava 0,92% e Atenas caía 0,38%.

As praças asiáticas também negociaram hoje em baixa, depois de Nova Iorque ter encerrado na sexta-feira em terreno negativo.

Os investidores estão receosos em relação aos desenvolvimentos económicos na Turquia, pois a lira turca voltou hoje a depreciar-se e as tensões político-económicas com os Estados Unidos mantêm "um tom muito agressivo".

O Banco Central Europeu (BCE) já manifestou a sua preocupação em relação à crise económica na Turquia, sendo que há uma "forte preocupação" à exposição do sistema financeiro sobretudo à banca francesa e italiana, segundo os analistas.

O euro abriu hoje de manha a depreciar-se no mercado de Frankfurt, ao transacionar-se a 1,1381 dólares, contra 1,1435 dólares de sexta-feira.

O barril de Brent, o petróleo de referência do Mar do Norte, para entrega em outubro abriu hoje em baixa no mercado de futuros e Londres ao cotar-se a 72,61 dólares, menos 0,28% que no fecho de sexta-feira.