Alunos de Penamacor desafiados a refletir sobre o seu futuro

Alunos de Penamacor desafiados a refletir sobre o seu futuro
Lusa

Os alunos do ensino secundário de Penamacor vão ser desafiados a refletir sobre o seu próprio futuro no concelho, numa iniciativa de criatividade e inovação que se realiza no dia 05 de abril, anunciou a autarquia.

Com a denominação "Desafio de Criatividade e Inovação" (Creativity & Innovation Challenge), esta é a primeira vez que programa será desenvolvido numa escola do Interior, propondo aos alunos do ensino secundário um desafio em que, com recurso a uma metodologia de trabalho de equipa, procurem soluções para a resolução de um problema de uma empresa ou comunidade.

Segundo a informação, os participantes irão ser orientados por mentores, designadamente empresários e dirigentes de entidades locais, que apostaram e investiram neste concelho do distrito de Castelo Branco e que poderão ser vistos como uma referência para estes alunos.

"Cada grupo de alunos terá, no final, que fazer a apresentação das suas ideias, sendo que os melhores trabalhos serão premiados por um júri", acrescenta a nota de imprensa.

O Creativity & Innovation Challenge é um programa promovido pela Associação de Jovens Empreendedores de Portugal (Junior Achievement Portugal), sendo que esta edição resulta de uma organização conjunta desta entidade com o Município de Penamacor e com a colaboração do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches.

A iniciativa surge no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar elaborado pelo Município de Penamacor e que tem como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce.

Este plano de combate ao insucesso escolar é liderado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), em parceria com a Câmara de Penamacor e conta com cofinanciamento do Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.