Governo japonês vai reforçar o controlo do consumo de álcool entre pilotos
O Governo nipónico anunciou hoje que vai reforçar o controlo do consumo de álcool entre funcionários de companhias aéreas, como resposta aos recentes casos de pilotos japoneses com altos níveis de alcoolemia horas antes dos voos.
Em declarações à imprensa, o ministro japonês dos Transportes, Keiichi Ishii, garantiu que vão ser tomadas "todas as medidas possíveis" para garantir a segurança aérea.
A decisão do Executivo é conhecida dias depois de um piloto japonês ter sido detido em Londres com uma taxa de alcoolemia quase dez vezes superior ao limite legal.
O ministro japonês afirmou, ainda, que o país vai rever os seus regulamentos aéreos para atender aos padrões internacionais, já que este caso e outros acontecimentos recentes questionaram a credibilidade do controlo interno das companhias aéreas nipónicas.
Na última quarta-feira, outra companhia aérea japonesa, a ANA, pediu desculpa pelo atraso de cinco voos do arquipélago de Okinawa, porque um piloto não estava em condições para voar depois de ter bebido demasiado na noite anterior.