Autárquicas: Candidato da CDU promete continuar a revitalizar centro histórico de Beja
O candidato da CDU à presidência da Câmara de Beja, João Rocha, que tenta um segundo mandato, prometeu hoje continuar a apostar na revitalização do centro histórico da cidade como um "fator de desenvolvimento económico".
"Temos de valorizar a riqueza" do centro histórico, disse à agência Lusa o histórico autarca comunista, que lidera o município desde 2013 e se recandidata ao cargo, referindo que esta zona é "um fator de desenvolvimento económico" e, por isso, "uma das apostas" da candidatura da CDU à Câmara de Beja.
João Rocha falava durante um contacto com trabalhadores da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, em Beja, no âmbito da sua campanha para as autárquicas de domingo.
A revitalização do centro histórico é "importante" e, nesta área, João Rocha pretende concretizar várias intervenções, como reabilitar edifícios públicos, nomeadamente o dos Paços do Concelho e um existente na Praça da República para acolher o Centro de Desenvolvimento Local, e apoiar particulares na reabilitação de edifícios privados para habitação própria ou outros negócios.
"Aqui começa a entrar a valorização económica do centro histórico", o que é "fundamental", disse João Rocha, referindo que, por outro lado, há edifícios na zona que serão sempre difíceis de reabilitar se "não tiverem uma função pública", ou seja, se não forem adquiridos pelo município para funções públicas.
No âmbito da revitalização do centro histórico, João Rocha também quer recuperar as muralhas nos troços do Clube Bejense, das Portas de Moura e da rua D. Manuel I, reabilitar o logradouro do edifício do Clube Bejense, criar roteiros turísticos, alargar o horário de visita a monumentos e disponibilizar Internet sem fios gratuita.
João Rocha lembrou que a Câmara de Beja apresentou à Direção Regional de Cultura do Alentejo uma proposta de classificação do centro histórico da cidade como conjunto de interesse público e "está à espera" de uma resposta.
O candidato disse também que, se for eleito, o município estará disponível para assinar protocolos de cooperação com entidades interessadas "no sentido de valorizar o centro histórico" de Beja.
No atual mandato, João Rocha lidera um executivo composto por quatro eleitos pela CDU e três pelo PS.
Além de João Rocha (CDU), concorrem à Câmara de Beja Paulo Arsénio (PS), José Pinela Fernandes (PSD), José Pedro Oliveira (BE) e Luís Dargent (CDS-PP).
