Presidente ucraniano avisa para a ofensiva russa na madrugada de sábado.
Corpo do artigo
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, adiantou que os russos vão "tentar tomar" a capital da Ucrânia, Kiev, na madrugada dew sábado, pedindo ao povo que defenda a cidade.
"Não podemos perder a capital. Dirijo-me aos nossos defensores, homens e mulheres de todas as frentes: esta noite o inimigo vai usar todas as suas forças para romper as nossas defesas da maneira mais vil, dura e desumana. Esta noite vão tentar tomar" Kiev, afirmou.
Volodymyr Zelensky discursava num vídeo publicado na madrugada de sábado (ainda noite de sexta-feira em Portugal continental) no site" na Internet da Presidência ucraniana.
"Temos de preservar esta noite. O destino da Ucrânia está a ser decido agora. Todos os civis devem ter o máximo de cuidado. Por favor, ajudem-se uns aos outros, especialmente os idosos, os isolados, aqueles que estão a passar por um momento difícil agora", prosseguiu.
O chefe de Estado disse ainda que "hoje foi um difícil, mas valente". "Estamos a lutar pelo nosso Estado em todas as frentes, no sul, no leste, no norte e em muitas cidades do nosso belo país", acrescentou.
Volodymyr Zelensky lembrou também que conversou durante o dia de sexta-feira com vários líderes ocidentais, incluindo Joe Biden, Emmanuel Macron e Olaf Scholz. "Expliquei qual é a resposta que os ucranianos ainda esperam a esta agressão. Aceitei mais ajuda e apoio. Ajuda significativa para o nosso Estado. O nosso principal objetivo é acabar com este massacre. As perdas do inimigo são muito sérias", indicou.
14619467