Zelensky: "Navalny foi morto como milhares de outros, torturados até à morte por causa de uma pessoa, Putin"
Zelensky, presidente da Ucrânia, diz que Putin deve responder pelos seus crimes
Corpo do artigo
O chefe de Estado ucraniano, Volodomyr Zelensky, afirmou que o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, deve “responder pelos seus crimes”, após ter sido divulgada a morte na prisão do opositor russo Alexei Navalny.
“É óbvio para mim que (Alexei Navalny) foi morto como milhares de outros que foram torturados até à morte por causa de uma pessoa, Putin, que não se importa com quem morre, desde que mantenha a sua posição”, declarou Zelensky durante uma conferência conjunta com o chanceler alemão, Olaf Scholz em Berlim.
Zelensky declarou que Putin "terá de responder pelos seus crimes".
Alexei Navalny, líder da oposição russa, morreu esta sexta-feira, aos 47 anos, numa colónia penal no Ártico onde cumpria uma pena de 19 anos de prisão, segundo os serviços prisionais da Rússia.
Os seus apoiantes ainda não confirmaram a notícia divulgada pela agência oficial russa TASS.
Os médicos tentaram reanimar o opositor russo Alexei Navalny durante mais de 30 minutos antes de ter sido declarado morto na prisão, informou um hospital local à agência noticiosa russa Interfax.
“Os médicos que chegaram ao local continuaram as operações de reanimação já efetuadas pelos médicos da prisão”, disse um hospital público na cidade de Labytnangui, perto da colónia penal onde Navalny estava preso.
“As operações continuaram durante mais de 30 minutos. No entanto, o paciente morreu”, acrescentou, segundo a agência francesa AFP.