Um grupo de investigadores da Universidade de São Francisco acompanharam o estilo de vida e práticas desportivas de mais de 5 mil pessoas ao longo de 30 anos
Corpo do artigo
Praticar exercício físico independentemente da idade ajuda a minimizar vários problemas de saúde, incluindo a hipertensão arterial, mas agora um grupo de investigadores descobriu que são necessárias cinco horas de treino por semana para prevenir esta patologia à medida que envelhecemos.
Para o estudo, que foi publicado na revista científica Science Alert, os investigadores da Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos, acompanharam o estilo de vida e práticas desportivas de mais de 5 mil pessoas (5.100) dos 18 aos 30 anos entre 1985 e 2015.
Três décadas depois, concluíram que, à medida que a idade avançou, a frequência com que praticavam desporto diminuiu. Simultaneamente, os casos de hipertensão tornavam-se mais comuns.
“Quase metade dos nossos participantes de jovens em idade adulta tinha níveis de atividade física abaixo do ideal, o que foi significativamente associado ao aparecimento de hipertensão, indicando que precisamos de elevar o padrão mínimo de atividade física”, explicou Jason Nagata, co-autor do estudo.
Os participantes que treinavam cinco horas por semana, por outro lado, tinham menos probabilidade (18%) de desenvolverem a doença, em especial os que continuaram ativos até aos 60 anos.
A hipertensão ocorre quando a pressão sanguínea na parede das artérias atinge valores superiores aos normais, condição que pode provocar ataque cardíaco, estando também associada ao risco de desenvolvimento de demência na vida adulta. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é “uma das principais causas de morte prematura no mundo” que afeta “1,28 mil milhões de adultos com idades entre os 30 e os 79 anos” em todo o mundo.
Além de um estilo de vida sedentário, a idade, genética, o excesso de sal e de álcool podem desencadear a doença, que tem como principais sintomas fortes dores de cabeça e no peito, tonturas, náuseas e vómitos, dificuldades respiratórias e visão turva.