Os distritos de Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra e Leiria estão em alerta vermelho
Corpo do artigo
Depois da tempestade Hermínia, que trouxe chuva e vento forte, ondas de sete metros e até trovoada nos últimos dias, vem aí a tempestade Ivo, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo esta entidade, a nova tempestade vai atingir o território de Portugal continental a partir da madrugada de quarta-feira, dia 29 de janeiro, “com precipitação que será por vezes forte nas regiões Norte e Centro, e que se estenderá gradualmente à região Sul, embora diminuindo de intensidade”, lê-se no site.
O vento também será mais intenso, com rajadas que poderão chegar a valores entre os 80 e os 100 km/h no litoral e terras altas até ao final da tarde de quinta-feira, dia 30.
Nos pontos mais altos da Serra da Estrela está ainda prevista a queda de neve. A agitação marítima também vai continuar forte, com ondas que poderão chegar aos oito metros.
Conforme noticiou O JOGO, o IPMA colocou os distritos de Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra e Leiria sob aviso vermelho até quinta-feira. A Proteção Civil registou 400 ocorrências nas últimas horas.
No fim de semana, está prevista uma ligeira melhoria do estado do tempo, com algum sol e sem chuva.