Com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Primeiro Ministro, António Costa, o parlamento assinala mais um aniversário da revolução dos cravos.
Corpo do artigo
A sessão solene comemorativa do 25 de Abril começou esta segunda-feira no parlamento ao som da canção "Vejam bem", de Zeca Afonso, trauteada por alguns deputados e convidados, no hemiciclo decorado com cravos vermelhos.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou à Assembleia da República sem cravo mas entrou já com a flor da revolução na mão direita, assistindo ao início da sessão solene ladeado pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.
O primeiro-ministro, António Costa, por sua vez, chegou ao parlamento já com o cravo ao peito.
Depois do Hino Nacional, o Orfeon Académico de Coimbra entoou a canção "Vejam Bem", de Zeca Afonso, trauteada por alguns deputados, em ambiente de festa.
Antes da sessão começar, no hemiciclo, decorado com cravos vermelhos nas bancadas da presidência e do Governo, deputados das várias bancadas tiraram fotografias, de cravo na lapela.
Quem não trouxe cravo de casa, podia tirar um do vaso colocado de propósito à entrada do hemiciclo e assistir à sessão já com a flor da revolução ao peito. Foi o caso de alguns ministros, como o das Finanças, Mário Centeno, o da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.
O presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, e Otelo Saraiva de Carvalho voltaram a marcar presença na sessão solene, à qual assistiram a partir das galerias.
O ex-presidente da República Cavaco Silva, e o general Ramalho Eanes, acompanhados das respetivas mulheres, Maria Cavaco Silva e Manuela Eanes, assistiram à sessão, notando-se a ausência dos antigos presidentes Jorge Sampaio e Mário Soares.