Reino Unido anuncia acordo para compra de 5 000 mísseis de defesa aérea pela Ucrânia
Os mísseis serão "fabricados em Belfast [Irlanda do Norte], criando postos de trabalho no nosso brilhante setor da defesa", explicou Keir Starmer, primeiro-ministro britânico
Corpo do artigo
O Reino Unido vai facilitar a compra de mais de 5.000 mísseis de defesa aérea pela Ucrânia, anunciou o primeiro-ministro britânico no final de uma cimeira de líderes europeus para discutir a segurança europeia.
Numa conferência de imprensa no final do encontro, Keir Starmer revelou de um acordo para Kiev usar 1,6 mil milhões de libras (1,9 mil milhões de euros) de apoio às exportações britânicas.
Os mísseis serão "fabricados em Belfast [Irlanda do Norte], criando postos de trabalho no nosso brilhante setor da defesa", explicou.
Segundo Starmer, "isto será crucial para proteger as infraestruturas críticas agora e fortalecer a Ucrânia para assegurar a paz quando esta chegar".
Este financiamento junta-se a um acordo de empréstimo anunciado no sábado, de 2,26 mil milhões de libras [cerca de 2,7 mil milhões de euros], para apoiar as capacidades de defesa da Ucrânia suportado por receitas de ativos russos congelados.
A Ucrânia está em guerra com a Rússia desde a invasão militar ordenada por Moscovo em fevereiro de 2022 do país vizinho, o qual já tinha atacado em 2014 com a anexação da península da Crimeia e ocupação de territórios fronteiriços.