Proposta para regresso do público aos estádios e pavilhões chumbada no Parlamento
Resolução da Iniciativa Liberal, com o mesmo fim, que acabou chumbada com votos contra do PS e abstenções do BE e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira.
Corpo do artigo
A Assembleia da República aprovou, em sessão plenária, dois projetos de resolução (PCP e PEV) que pedem ao governo para tomar medidas para uma "retoma gradual" da prática desportiva em contexto pandémico.
O projeto de resolução do PCP foi aprovado com abstenções de PS, PSD e CDS-PP e o projeto do PEV contou apenas com a abstenção do PS.
Foi ainda votada uma resolução da Iniciativa Liberal, com o mesmo fim, que acabou "chumbada" com votos contra do PS e abstenções do BE e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira.
O projeto de resolução da Iniciativa Liberal, que acabou chumbado, recomendava ao executivo a alteração da resolução do Conselho de Ministros de 11 de setembro "no sentido de passar a permitir que, mediante regras básicas claras, toda a prática de atividade física possa ser realizada com público, de forma gradual, em estádios, pavilhões e demais recintos desportivos de todas as modalidades".
"Permitindo-se já hoje, mediante regras sanitárias próprias, a presença de público em vários tipos de eventos, como reuniões políticas, festivais, concertos, touradas, espetáculos culturais, não se compreende o motivo pelo qual o desporto continua sem público. Parece mais uma posição tomada por medo político, em violação das liberdades e direitos dos cidadãos, do que uma medida baseada em dados científicos, como deveria ser", criticava a IL.
Recorde-se que a Assembleia da República aprovou, esta terça-feira, em sessão plenária, dois projetos de resolução (PCP e PEV) que pedem ao governo para tomar medidas para uma "retoma gradual" da prática desportiva em contexto pandémico.
O projeto de resolução do PCP foi aprovado com abstenções de PS, PSD e CDS-PP e o projeto do PEV contou apenas com a abstenção do PS.
Os comunistas pedem ainda que seja incentivado "o regresso gradual do público a todos os eventos desportivos, salvaguardadas as normas de saúde".