
PSP
A operação nacional "Joga pelo Seguro" arrancou esta terça-feira
Leia também FC Porto mostra o "backstage" da chegada de Thiago Silva: "É especial voltar"
Uma operação nacional da PSP para prevenir incidentes relacionados com violência, racismo, xenofobia e intolerância em contexto desportivo arrancou esta terça-feira em várias escolas do país, do ensino básico e do ensino secundário, visando promover condutas cívicas e de "fairplay".
A operação nacional "Joga pelo Seguro" é realizada por Equipas do Programa Escola Segura (EPES) em todo o território nacional, até sexta-feira, dirigindo-se aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos, professores, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação, informou hoje em comunicado a Polícia de Segurança Pública (PSP).
Embora tenha diminuído na época desportiva 2023-2024 o número de episódios de violência registados em espetáculos desportivos, o número de incidentes em geral aumentou nos últimos anos, segundo os dados do Relatório de Análise da Violência Associada ao Desporto, destacou a PSP.
Para este aumento geral contribuiu a subida de incidentes relacionados com a posse e utilização de pirotecnia, que representaram 64% do número global de incidentes registados.
Na época desportiva 2023-2024 registaram-se 717 incidentes relacionados com injúrias, traduzindo um aumento de 249 incidentes em comparação com a época desportiva anterior, destacou em comunicado.
Por outro lado, verificou-se uma descida de incidentes relativos ao incitamento à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância, para 114 incidentes, menos 67 do que na época desportiva 2022-2023.

