
Numa operação conjunta entre a Proteção Civil e os serviços camarários, todas as viaturas estacionadas no local estão a ser removidas pela rampa de entrada
O parque de estacionamento da Praça dos Poveiros, no Porto, está encerrado desde a tarde desta sexta-feira, 11 de outubro, por indicação da Proteção Civil. A medida foi tomada devido ao risco iminente de colapso de um prédio devoluto situado junto à saída do parque, o que poderia comprometer a infraestrutura do estacionamento e representar um perigo para os seus utilizadores.
Numa operação conjunta entre a Proteção Civil e os serviços camarários, todas as viaturas estacionadas no local estão a ser removidas pela rampa de entrada. Até ao momento, não há previsão para a reabertura do parque, que só será reativado quando as questões de segurança forem devidamente resolvidas.
Esta manhã, técnicos da Proteção Civil realizaram uma avaliação detalhada ao prédio em ruína localizado na Praça dos Poveiros, abrangendo o Largo da Ramadinha e o Passeio de S. Lázaro. Durante a inspeção, foi constatado o desmoronamento da fachada nascente, comprometendo ainda mais a estabilidade da estrutura.
As paredes exteriores do edifício, já fragilizadas, estão agora em risco iminente de desmoronamento. A fachada poente, com uma altura de quatro pisos e cerca de 20 metros de comprimento, encontra-se sem travamento adequado, ficando exposta às intempéries, como vento e chuva, o que agrava o perigo de colapso.
Além disso, a fachada principal apresenta sinais de instabilidade, com o seu contraforte central afectado pelo desmoronamento da lateral. Este enfraquecimento coloca em risco a sua estrutura, aumentando a possibilidade de queda de blocos sobre a via pública, o que constitui uma séria ameaça à segurança de pessoas e bens na área.
