"Portugal tem o privilégio de contar com alguém com a nobreza de caráter de D. Américo Aguiar", escreveu o presidente da Liga.
Corpo do artigo
O Papa Francisco anunciou este domingo a criação de 21 novos cardeais, incluindo o bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, no consistório marcado para 30 de setembro. Pedro Proença, presidente da Liga, destacou o aAdepto confesso de futebol, construtor de pontes e conhecedor do poder mobilizador."
"A nomeação, anunciada este domingo pelo Papa Francisco, de D. Américo Aguiar para Cardeal, além do reconhecimento mais do que justo, enobrece e prestigia o nosso país, que agora passará a contar com seis cardeais. Adepto confesso de Futebol, construtor de pontes e conhecedor do poder mobilizador que este tem, Portugal tem o privilégio de contar com alguém com a nobreza de caráter de D. Américo Aguiar, de quem orgulhosamente sou amigo. Em meu nome, e em nome da Liga Portugal, felicito o bispo D. Américo Aguiar, futuro cardeal, por tão magnífica distinção", pode ler-se numa mensagem publicada nas redes sociais.
Américo Aguiar, que é o responsável máximo da Igreja Portuguesa pela realização da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa e em Loures, na primeira semana de agosto, vai ser o 48.º cardeal português, segundo a Ecclesia.
Atualmente bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, de 49 anos, é natural de Leça do Balio, Matosinhos, e desempenhou as funções de pároco de São Pero de Azevedo (Campanhã) entre 2001 e 2002, foi notário da Cúria Diocesana do Porto entre 2001 e 2004, chefe do gabinete de informação e comunicação da Diocese do Porto entre 2002 e 2015, vigário geral e chefe de gabinete dos bispos Armindo Lopes Coelho, Manuel Clemente e António Francisco dos Santos, tendo exercido as funções de capelão-mor da Misericórdia do Porto.
Foi também pároco da Sé entre 2014 e 2015 e foi nomeado cónego do Cabido da Sé do Porto em 2017.
Desde 2011, Américo Aguiar preside à direção da Irmandade dos Clérigos e, em 2016, assumiu a presidência do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia, além de desempenhar as funções de diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa.
16664403