O IPMA colocou dez distritos de Portugal continental em alerta amarelo devido à precipitação. Guarda e Castelo Branco ficam em aviso laranja, dada a previsão de queda de neve e formação de gelo nas estradas
Corpo do artigo
O mau tempo vai continuar a assolar o território continental e ilhas, pelo menos, até segunda-feira, dia 21 de abril. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê precipitação forte para a generalidade das regiões do continente esta sexta-feira, dia 18 de abril, nomeadamente nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real, Coimbra, Aveiro, Leiria, Lisboa e Viseu estão em alerta amarelo até domingo, dia 20 de abril.
Guarda e Castelo Branco estão sob aviso laranja nos mesmos dias devido à queda de neve e formação de gelo nas estradas.
Ainda no Norte, está prevista a queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela durante a tarde, ao passo que no Sul, espera-se que os aguaceiros “diminuam de intensidade e frequência” neste período, lê-se no site.
No domingo de Páscoa, a chuva deverá dar tréguas no Centro e Sul, estando igualmente previsto um aumento da temperatura máxima, que, estima-se, rondará os 17 graus Celsius e 20 graus Celsius, respetivamente. No Norte, as temperaturas não deverão ir além dos 16 graus Celsius.
No arquipélago da Madeira, os períodos de precipitação vão continuar até sábado, acompanhados por temperaturas máximas na ordem dos 9 graus Celsius. Nos Açores as máximas chegarão aos 16 graus Celsius, mas, em contrapartida, a chuva só deverá parar no final da próxima semana.